domingo, 17 de março de 2013


3ª Aula de Filosofia 1º Ano Turnos da Manhã, Tarde e Noite

Os Conceitos-chave
Homem e a consciência: o processo de conscientização faz do homem um sistema aberto, relacionado com o mundo (alteridade) e consigo mesmo (interioridade). Somos eternos caminhantes destinados à procura e ao encontro da realidade.
  Consciência crítica: depende do crescimento harmonioso das duas dimensões do processo de conscientização: a consciência de si (interioridade, reflexão) e a consciência do outro (alteridade, atenção).
  Pensamento: veículo do processo de conscientização. Etimologicamente, pensar significa avaliar o peso de alguma coisa, avaliar a realidade.
  Senso comum: "consiste em uma série de crenças admitidas por um determinado grupo social e que seus membros acreditam serem compartilhadas por todos os homens" (C. Perelman).
  Filosofia: do grego filos (amor) e sofia (sabedoria), a palavra passou a designar, na Grécia Antiga, um tipo de saber que nasce do uso metódico da razão, da investigação racional.
  Filosofia e a especialização do conhecimento: na Antigüidade, o saber filosófico designava a totalidade do conhecimento racional (astronomia, física, lógica, biologia, ética etc). Com a especialização do conhecimento científico, o campo filosófico foi se restringindo cada vez mais (lógica, teoria do conhecimento, ética, valores, estética, política etc), mas a filosofia passou a ter o papel de reflexão dos conhecimentos alcançados e de recuperação da unidade do saber.

Análise e entendimento
O desenvolvimento da consciência
1. A biologia classifica o homem atual como sapiens sapiens. Dê o significado e o alcance dessa denominação.
2. O despertar da consciência crítica depende do harmonioso crescimento da consciência de si e da consciência do outro. Comente essa afirmação.
3. Interprete as seguintes palavras de Goethe. "O homem só conhece o mundo dentro de si se toma consciência de si mesmo dentro do mundo".
4. O que significa pensar? Discorra sobre o assunto.

Um comentário:

  1. muito bom,eu só queria entender sobre as palavras de Goethe, não entendi o que quis dizer

    ResponderExcluir